domingo, 19 de dezembro de 2010

RECEITA DE FAMÍLIA 19

Esse pãozinho pode ser acompanhado de recheio doce ou salgado. A massa é leve, neutra e combina com geléias, queijos, frios, patés, uma manteiguinha básica ou o que você quiser. No café da manhã ou no lanche, em dias de aniversário, pra dividir um cafezinho; quebra um galhão e é delecioso, muito fofo.

PÃO DE FESTA

Ingredientes: 3 ovos, 2 colheres(de sopa, bem cheias) de manteiga, 2 colheres(de sopa) de açúcar, meia colher (de sopa) de sal, 2 copos de leite morno, 50 gramas de fermento biológico e farinha de trigo suficiente para manusear a massa sem grudar nas mãos (aproximadamente 1 kg).

Modo de fazer: Bata no liquidificador os ingredientes (menos a farinha). Coloque a mistura em uma tigela e vá acrescentando a farinha, aos poucos, misturando e amassando até a massa ficar homogênea e soltar das mãos. Ligue o forno para ir esquentando. Coloque uma bolinha de massa em um copo com água e observe; quando a bolinha subir, está na hora dos pães irem para o forno.
Enquanto isso, faça os pãezinhos redondos. Vá enrolando bolinhas e coloque em assadeira untada e passe gema de ovo pra ficar moreninho. Leve ao forno quente. Coma quentinho, junto com seu bem.