sexta-feira, 12 de setembro de 2008

RECEITA DE FAMÍLIA 8

Sabe que tem certas lembranças que vêm acompanhadas de cheiros e sabores, além das vozes e dos rostos?! Toda vez que faço essa receita me lembro da casa da minha avó, sempre cheia de gente e de muita comida boa e cheirosa!
Mas esse lanche em especial me faz vê-la sorrindo, com os braços abertos, sempre prontos prum abraço. Toda feliz, ela me aplaudia e vinha ao meu encontro para receber a gostosura que eu havia feito, sob sua encomenda, seu pedido, suas ordens; tudo misturado.
É um lanche gelado, molhadinho, gostoso, fino, delicado e muito gostoso. Dispensa acompanhamento, no verão é ainda melhor!

SANDUÍCHE DE ATUM:

Ingredientes: 2 kg de tomates maduros, 4 pães de forma, 1 vidro pequeno de maionese, 3 latas de creme de leite, cebola, sal, 100 g de azeitonas, 1 lata de atum e molho de pimenta.
Modo de fazer: Bater os tomates no liqui e fazer um molho refogado com óleo, cebola e demais temperos. Colocar as azeitonas picadinhas, depois de engrossar bem esse molho, desligar.
À parte, fazer um paté com o atum e a maionese. Misturar ao molho. Essa mistura chamaremos de ¨recheio¨.
Arrumar as camadas assim em um pirex transparente (ou outro de sua preferência):
- creme de leite bem misturado com o soro.
- recheio.
- fatias de pão de forma sem a casca.
- creme de leite.
- recheio.
- fatias de pão.
Por último passar maionese e enfeitar. Cobrir com papel filme e levar para gelar. De um dia para o outro é ainda mais gostoso!